29 de maio de 2014

Resenha: Dom Casmurro


Hoje é Quinta-feira,e é dia de resenha!Como vocês já viram no início na postagem,o livro que escolhi foi Dom Casmurro.Um dos preferidos dos leitores brasileiros.Por que?Eu também tinha a curiosidade de saber então,resolvi pegá-lo na biblioteca e lê-lo.O bibliotecário deu bons comentários sobre o livro e me recomendou bastante!

Mas desde já,eu os alerto:Pode conter Spoiler.



Título: Dom Casmurro
Título original: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Páginas: 190
Ano: 1900
Tradutor: --
Editora: Ciranda Cultural

"Dom Casmurro é um livro de grande sucesso na literatura brasileira,considerado um clássico.A obra relata a história do personagem Bentinho,também chamado Dom Casmurro,um garoto que se tornou homem e que durante seu período de crescimento passou por várias situações ao tentar encarar um romance com Capitu.Uma delas,foi quando sua família o colocou em um seminário para que ele se tornasse padre.O personagem tenta passar por cima de tudo para continuar com Capitu e casar-se com ela.

Nos capítulos iniciais da obra,o autor permite que conheçamos o personagem principal,os pensamentos desse personagem,sua família e suas opiniões. Nos seguintes,temos a oportunidade de vivenciar a história,conforme a narração do personagem Bentinho,e ver aos poucos,como a história se modifica através dos tempos.

Dom Casmurro,no início do livro,é apenas um garoto que como os outros jovens,está desabrochando seus sentimentos e,ao crescer perto de uma garota chamada Capitu,ele acaba se apaixonando por ela e através dessa paixão,ele se torna capaz de atravessar até mesmo a própria família,que deseja que ele se torne padre e coloca-o no seminário.

E após tantos anos no seminário,sofrendo com a saudade de Capitu e os maus pensamentos sobre ela,ele finalmente retorna para casa,já adulto.E consegue,depois de muito esforço,casar-se com sua amada.Após algum tempo de casamento,Bento cria muito ciúme de Capitu,o que se torna o tema principal da obra.

Dom Casmurro é uma ótima obra,com uma linguagem compreensível mas,complicada para os novos leitores e as pessoas que desconhecem muitas palavras no vocabulário.Porém,indico este livro á todos aqueles que têm uma boa interpretação textual. Os temas relatados na obra são os relacionamentos(tanto antigos,como os atuais)familiares,amorosos;as influências dos amigos;a religiosidade;entre outros. Esse livro foi uma obra muito bem elaborada por Machado de Assis,só quem já leu-o ou quem irá lê-lo,sabe a dimensão desse bom livro."

Resenhado por: Ester Macedo

Leitores,gostaria de alertá-los que cópia é crime.Portanto,se algum de vocês for postar esse ou outros conteúdos do blog em algum lugar,coloque os créditos(local de onde tirou).

Minhas Redes Sociais: Instagram Twitter Facebook

2 comentários:

  1. Quero ler esse livro agora rsrs !
    Beijos | http://dojeitodasgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não apenas acesse o blog,dê também sua opinião.Comente! Isso é muito importante para que possamos fazer cada vez mais melhorias.
OBS.: ¹Os comentários são enviados para aprovação,ou seja,todos serão lidos antes de serem aprovados e publicados. ²Nem todos os comentários serão respondidos.³Não serão aceitos comentários ofensivos.