28 de maio de 2014

Entrevista: Kelly Vyanna - O Frio Chegou...

Lembrem-se que cópia é crime.Por tanto,caso forem pegar qualquer conteúdo do blog,coloquem os créditos(local de onde tirou).


Olá,leitores!Como estão?
Na última sexta-feira dia 23/05 ocorreu uma entrevista com a autora do livro O Frio Chegou...,Kelly Vyanna.Essa entrevista foi uma das que ocorreram durante a semana passada,com todas as turmas de 9°ano do colégio CEF 120 de Samambaia,onde eu estudo.Ela fez parte do projeto "A Leitura é o seu Passaporte" organizado pela professora de Língua Portuguesa Maria Gorete,pelos responsáveis da biblioteca e os diretores da escola.
Para cada turma,havia um grupo de alunos organizadores do evento.Para organizar a entrevista da minha turma,os alunos escolhidos foram Ana Clara Medeiros,Brena Fiedler,Valesca,Cybelle,João Pedro,Loyanne,eu(Ester Macedo) e outros alunos.
Como eu havia feito aqui no blog uma resenha sobre o livro O Frio Chegou...,e vi que vocês se interessaram por ele,resolvi trazer um pouquinho do que aconteceu nessa entrevista para o blog,com a permissão da professora Maria Gorete.
Vamos ver?


Todos os alunos tiveram a oportunidade de criar perguntas para a autora mas,apenas 10 alunos(cada um com direito a uma pergunta) foram escolhidos para fazê-las.E dentre esses alunos,escolhi alguns e trouxe-as aqui.

Quando você percebeu que tinha dom para escrever livros?(Larissa)
Eu comecei a escrever aos 13 anos de idade.Raro Sol foi o primeiro livro que eu escrevi e apesar de ser o primeiro livro,eu não comecei ele aos 13 não,comecei antes até.É uma história que me acompanhou,uma história que me acompanha a vida inteira.E foi meio difícil pra mim,escrevê-lo.Porque eu não tinha maturidade pra escrever essa história.Os meus personagens começam mais ou menos da idade que eu tinha de 13 anos,mas eles crescem e eles cresceram muito antes de mim.Então eu não tinha maturidade pra conseguir acompanhar o crescimento deles.Na verdade,eu tive que crescer também,pra entender um pouquinho deles.E...foi assim que eu percebi que eu tinha o dom pra escrever.Porque eu já criava histórias desde sempre.(Kelly Vyanna)

O que te inspirou a começar a escrever livros?(Raisla)
Como eu disse,eu sempre escrevi.Eu sempre tive inspirações.A inspiração vem de várias coisas.Ás vezes,de olhar pra uma planta,uma coisa que acontece no meio do meu caminho...tudo me inspira,desde sempre,tudo me inspira.Mas,quando você não consegue ter essa inspiração que vem espontânea,que vem naturalmente,você também pode provocar a inspiração.Eu vou buscar em músicas,em filmes,na natureza,coisas que possam fazer surgir em mim a inspiração.(Kelly Vyanna)

Você se inspira em algum escritor?(Leandro)
No início,eu me inspirava em Machado de Assis.Porque eu era muito pobre e a minha mãe comprou sem poder de um desses mascates que passam vendendo coisas,uma coleção de livros do Machado de Assis.Eu e meus irmãos éramos bem crianças,e ele convenceu minha mãe de que nós precisaríamos daqueles livros.E a minha mãe comprou esses livros.Foi uma das melhores coisas que ela já comprou.Mas,a gente só tinha esses livros.Ela não pensou assim "Nossa,mas minha filha só tem 10 anos,será que esse Machado de Assis vai ser mesmo importante pra ela agora?".Mas,foi o que ela comprou e eu li todos.Porque eu gostava de ler.Não tinha outra opção.E por incrível que pareça,eu me apaixonei por Machado de Assis.Eu não entendia muito bem as histórias dele,depois eu tive que reler os livros,pra poder entender.Então,Machado de Assis me inspirou muito no começo,no meu primeiro livro Raro Sol,tem muito do Machado de Assis e também no O Frio Chegou...,um pouquinho.Mas, hoje eu estou me desvinculando do Machado.Estou construindo uma identidade mais própria.Eu acho que Raro Sol e O Frio Chegou...,têm um pouco de inspiração do Machado de Assis.Nas Asas da Ilusão e Nos Braços do Cristo Redentor,já estou bem desvinculada.(Kelly Vyanna)



(Uma das perguntas escolhidas foi a minha,e eu aproveitei pra fazer um comentário opinativo.)
Falando no livro O Frio Chegou...,eu pensei na personagem Driely.E eu tive a curiosidade de saber:Qual foi a sua inspiração para criar a personagem Driely?Que na minha opinião é uma personagem bem atual.Porque muitas garotas enfrentam a mesma realidade dela.Mas,eu queria saber se teve alguma pessoa especial em que você se inspirou.(Ester Macedo)
Olha,talvez a Driely seja inspirada na Kelly adolescente.Eu escrevi esse livro quando eu era adolescente.O Jhon estava falando aqui que todo adolescente sofre.A Driely sofre pra caramba!Talvez eu tenha sofrido menos na minha adolescência porque eu coloquei a Driely pra sofrer por mim.E ás vezes eu penso assim "Por que eu não sofri tanto na minha adolescência? Ahh é porque a Driely que sofria!".Eu coloquei a personagem pra sofrer por mim.A Driely não é ninguém que eu vi,a Driely não era nem pra ser muito importante no livro,ela foi criada só pra contar a história do Rick.E ela cresceu na história.E eu acho que isso tem muito da Kelly adolescente.(Kelly Vyanna)

Kelly,você abordou no livro o tema "meio ambiente".De alguma forma,queria chamar a atenção para esse problema?(Loyanne)
Com certeza!Desde quando eu iniciei a história.Inclusive,o caderno que eu comprei pra escrever a história,na capa tinha um mico leão dourado e falava sobre a questão da extinção dos animais e na contra-capa do caderno falava sobre a proteção dos animais.Eu estudava sobre isso,era um momento que eu estava estudando.A história surgiu de uma redação da escola.E algumas questões que eu estudava na escola,acabavam entrando na obra.Então,eu queria sim que no livro houvesse essa preocupação com o meio ambiente.Eu queria expor a nossa responsabilidade com o planeta Terra,esse lugar onde a gente vive e que foi feito pra nós.Foi intencional e muito intencional essa questão ambiental.E o Rick como um personagem que tinha uma condição física diferente,é uma mensagem viva de que nós temos que cuidar desse planeta.(Kelly Vyanna)

Professora Kelly,qual foi a sua emoção ao terminar o livro O Frio Chegou...?(Samuel)
A emoção indescritível!Até porque alguns dos meus livros eu achei que não iria publicar,eu achava que iria deixá-los ali guardados.E,na verdade eu fiz algumas cópias encadernadas e entreguei para algumas pessoas muito próximas,parentes.E eu achava que iria ser só isso.Eu não tinha mais esperanças de publicar não.Quando eu escrevi o Raro Sol,aos 13 anos,eu era diferente.Eu tinha todos aqueles sonhos do mundo.E teve um momento que como o outro escritor estava dizendo aqui,vinha muitos macacos tentando me derrubar.E cheguei a um ponto que eu pensei "Não!Deixa o livro guardado aí.",desisti e eu não tinha vontade de nem escrever.Eu passei um tempo que fiquei 5 anos da minha vida sem nem escrever.Eu pensava "Eu não quero escrever,eu não quero saber de literatura porque é um peso muito grande pra se carregar!".Mas depois,eu não consegui e resolvi voltar a escrever e publicar esse livro,e foi muito bom!Foi uma emoção muito grande.O Frio Chegou...é um livro que me trouxe muitas alegrias.Como essa que eu estou tendo de falar com vocês através dessa entrevista.(Kelly Vyanna)

A entrevista contou com a participação dos escritores Marcello Nunes(livro:Desista) e Jhon Carth(livro:O Poder Secreto do seu Nome).


Eu não perdi tempo e fui logo pedindo pra Kelly autografar meu livro haha!



Então,a entrevista foi muito boa e eu agradeço á Deus pela oportunidade que tive de participar dela.É um pequeno passo pra uma grande mudança rumo á minha vida de escritora. 
Tenha mais informações sobre os livros da autora clicando aqui para entrar em seu blog.

6 comentários:

  1. Que entrevista boa com a Kelly. Como já havia dito antes ela é uma ótima escritora, nós tivemos um grande privilégio de ter tido ela como nossa professora. Ótimo o projeto do 120. Abraços!
    PS: amei esse post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. A entrevista foi ótima e ocorreu tudo bem.
      Sdds,Lorrani.Eu gostaria que você tbm tivesse participado.

      Excluir
  2. Adorei essa entrevista !
    Beijos | http://dojeitodasgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que sortuda meu deus ! Amei a entrevista ai quero ler o livro parece perfeito

    http://b-maluco.tk/

    Valeu pela visita l Blog Maluco seguindo seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo,você pode conferi-lo em uma das minhas resenhas aqui no blog,ou então no blog da autora ;)

      Excluir

Não apenas acesse o blog,dê também sua opinião.Comente! Isso é muito importante para que possamos fazer cada vez mais melhorias.
OBS.: ¹Os comentários são enviados para aprovação,ou seja,todos serão lidos antes de serem aprovados e publicados. ²Nem todos os comentários serão respondidos.³Não serão aceitos comentários ofensivos.